segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Orgulho e Preconceito





JANE AUSTEN FOI MUITO FELIZ QUANDO ESCREVEU ESTE LIVRO. É UM DOS MEUS PREDILETOS. AS OBSERVAÇÕES IRÔNICAS, FERINAS E SARCÁSTICAS QUE O NARRADOR FAZ DO COMPORTAMENTO FÚTIL DA SOCIEDADE DO SÉCULO XIX, DAS TOLICES, DA FALTA DE INTELIGÊNCIA E SENSO DE OUTROS SÃO ÓTIMAS, ALÉN DO AMOR PURO E VERDADEIRO ENTRE ELIZABETH E MR. DARCY.


E O LIVRO VIROU FILME!
ISSO MESMO ALÉM DE PODER LER O LIVRO NOS AINDA PODEMOS NOS INSPIRAR E SE DELICIAR COM O FILME.
COM MATTHEW MACFADEVEN E KEYRA KNIGHTLEY.


ORGULHO E PRECONCEITO É A OBRA MAIS POPULAR DE JANE AUSTEN. O ENREDO TEM LUGAR NA INGLATERRA DO INÍCIO DO SÉCULO XIX, ONDE VIVE A FAMÍLIA BENNET, COM CINCO FILHAS. AS PERSONAGENS PRINCIPAIS SÃO MR. DARCY E ELIZABETH, A SEGUNDA MAIS VELHA DAS MENINAS BENNET. NESTA ÉPOCA AS MULHERES NÃO PODIAM TER UMA CARREIRA PROFISSIONAL E O ÚNICO OBJECTIVO QUE TINHAM NA VIDA ERA CASAR COM UM BOM PARTIDO. O CASO DA FAMILIA BENNET ERA UM POUCO MAIS GRAVE, UMA VEZ QUE NAQUELA ÉPOCA SÓ UM FILHO VARÃO PODERIA HERDAR O PATRIMÓNIO DA FAMÍLIA. CASO MR. BENNET MORRESSE ANTES DAS FILHAS CASAREM, O PRIMO MR. COLLINS SERIA O ÚNICO HERDEIRO. 



TRATA-SE DE UM GRANDE ACONTECIMENTO QUANDO DOIS JOVENS SOLTEIROS E COM GRANDE FORTUNA APARECEM NA REGIÃO, VINDOS DO NORTE. MR. BINGLEY ADQUIRE A MANSÃO NETHERFIELD PARK E TRAZ CONSIGO O AMIGO MR. DARCY. MR. DARCY REVELA-SE UM HOMEM ANTIPÁTICO, ARROGANTE, QUE LIZZIE, NA MESMA NOITE EM QUE O CONHECE, PASSA A DETESTAR. ESTE PRECONCEITO CONTRA ELE É AGRAVADO PELA INTRIGA DE MR. WICKHAM, QUE APESAR DE SER MAIS INTERESSANTE AOS OLHOS DE LIZZIE DO QUE MR. DARCY, TEM MUITO MAU CARACTER. MRS. BENNET FAZ TUDO AO SEU ALCANCE PARA APROXIMAR MR. BINGLEY DA SUA FILHA PREFERIDA, JANE, ENQUANTO PRESSIONA LIZZIE PARA ACEITAR A PROPOSTA DE CASAMENTO DE MR. COLLINS. MAS TUDO LHE CORRE MAL, POIS MR. COLLINS, REJEITADO POR LIZZIE, ACABA POR CASAR COM UMA AMIGA DESTA. MR. BINGLEY ACABA POR ABANDONAR A REGIÃO E OS SEUS PROPÓSITOS DE CASAR COM JANE, DEVIDO À INFLUÊNCIA DE MR. DARCY, QUE CONSIDERA A FAMÍLIA BENNET MUITO ABAIXO DA SUA CONDIÇÃO SOCIAL. APESAR DO SEU ORGULHO, MR. DARCY PEDE LIZZIE EM CASAMENTO, QUE RECUSA A PROPOSTA. A SUA MANEIRA DE SER EXTREMAMENTE ARROGANTE TORNA O PEDIDO QUASE OFENSIVO PARA LIZZIE, POIS ELE PRÓPRIO ADMITE QUE ACHA QUE É UMA MÁ DECISÃO CASAR COM ELA. O PRECONCEITO DE LIZZIE COMEÇA A DESVANECER LOGO EM SEGUIDA, QUANDO ELE LHE ENTREGA UMA CARTA ONDE EXPLICA A SUA VERSÃO DO SEU DESENTENDIMENTO COM WICKHAM, QUE ERA AFILHADO DE SEU PAI. APÓS A MORTE DESTE, WICKHAM RECUSOU ASSUMIR COMPROMISSOS QUE HAVIA FEITO E APÓS EXIGIR DINHEIRO A QUE NÃO TINHA DIREITO, TENTOU SEDUZIR A IRMÃ MAIS NOVA DE MR. 
DARCY. NA CARTA , MR. DARCY PEDE AINDA PERDÃO SE A OFENDEU COM AS SUAS PALAVRAS, MAS REAFIRMA QUE A SEDE DE DINHEIRO DEMONSTRADA POR MRS. BENNET, OU O COMPORTAMENTO DAS SUAS IRMÃS MAIS NOVAS, SÃO RAZÕES FORTES PARA ELA E A IRMÃ JANE NÃO PODEREM SER CONSIDERADAS COMO UM BOM PARTIDO. 
QUANDO LIZZIE FAZ UMA VISITA A PEMBERLEY, A PROPRIEDADE DOS DARCY, NA COMPANHIA DOS SEUS TIOS, TEM OPORTUNIDADE DE CONHECER MELHOR A SUA PERSONALIDADE E A POUCO E POUCO, APERCEBE-SE QUE ELE NO FUNDO É UM HOMEM BOM. POUCO DEPOIS, A SUA IRMA MAIS NOVA, LYDIA, FOGE COM WICKHAM, QUE REVELA O SEU VERDADEIRO CARACTER E A TRAGÉDIA ABATE-SE SOBRE A FAMILIA. MR. DARCY, PREOCUPADO COM LIZZIE, PROCURA WICKHAM E OBRIGA-O A CASAR COM LYDIA, COM A CUMPLICIDADE DOS TIOS DE LIZZIE, A QUEM PEDE SEGREDO. 
MAIS TARDE, MR. BINGLEY REAPARECE E VEM PEDIR A MÃO DE JANE EM CASAMENTO. A TIA DE DARCY, LADY CATHERINE DE BOURGH, TEMENDO UMA UNIÃO DESASTROSA NA SUA FAMÍLIA, FAZ UMA VISITA A LIZZIE EM QUE LHE EXIGE QUE SE AFASTE DE DARCY, PARA QUE ESTE POSSA CASAR COM A SUA FILHA. AO SABER PELOS SEUS TIOS QUE FOI MR. DARCY QUEM PROCUROU E OBRIGOU WICKHAM A CASAR COM LYDIA, LIZZIE ADMITE FINALMENTE QUE OS SEUS SENTIMENTOS POR MR. DARCY MUDARAM E ELE RENOVA O PEDIDO, QUE ELA ACEITA DE IMEDIATO.




RESUMO:

AS FAMÍLIAS DO CONDADO DE HETFORDSHIRE ESTÃO AGITADAS. ACABA DE CHEGAR UM BOM PARTIDO À REGIÃO, MR. BINGLEY. A MATRIARCA DOS BENNETS JÁ PLANEJA FISGÁ-LO PARA UMA DE SUAS CINCO FILHAS. NUM BAILE, ELA PERCEBE QUE ELE ESTÁ SE INTERESSANDO POR JANE, A MAIS VELHA DAS GAROTAS BENNET. NO MESMO EVENTO, TODOS CONHECEM MR. DARCY, AMIGO AINDA MAIS RICO DE MR. BINGLEY, QUE SE TORNA ANTIPATIZADO POR NÃO SER AGRADÁVEL E NÃO SE INTERESSAR PELA FUTILIDADE DA COMUNIDADE LOCAL. E ELE DEIXA ISSO BEM CLARO AO RECUSAR DANÇAR COM ELIZABETH, A SEGUNDA GAROTA BENNET. DA ANTIPATIA À PRIMEIRA VISTA AO AMOR, ESSE LIVRO MOSTRA COMO AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES PODEM SER ENGANOSAS E O PREÇO QUE AS PESSOAS PAGAM POR SE DEIXAREM GUIAR PELO ORGULHO E PELO PRECONCEITO...





Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

3 comentários:

V. disse...

Ingrid,
Mr. Darcy é o meu mocinho favorito, de todos os livros!!! Eu sou tão apaixonada por ele que meu noivo morre de ciúmes ... rsrsrs ... eu já disse que vou fazer uma tatuagem pequenininha escrito "Mrs. Darcy" em mim.
Além do filme, o livro tb virou uma mini série premiadíssima no Reino Unido. Eu baixei os 6 capítulos pela internet.
BjoO,
Van

Carolina Lopes disse...

OI, adorei o seu blog. Muito Legal.
Já estou seguindo.
Se quiser dá uma passadinha no meu:
http://cantinhocarolina.blogspot.com/
Bjoss

Unknown disse...

Se o filme foi bom, imagine o livro!
faço questão de ler.
Pena que esse sem sua companhia.
beijao!!!
Parabéns pelo Blog.

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML